• R. Coronel Vaiano, 292, Res. Canaã - Rio Verde-GO
  • +55 64 3623-8345

É um aplicativo que demonstra de maneira prática ao produtor rural os benefícios que o sistema de Desligamento Linha a Linha Stara proporciona, tanto em economia de sementes nas bordaduras como o ganho produtivo nessas áreas.
O Desligamento Linha a Linha Stara realiza o desligamento automático das linhas de plantio no exato momento em que o monitor detecta uma área onde o plantio foi realizado anteriormente. Com isso, não ocorre a sobreposição das linhas de plantio, principalmente em áreas de arremate e bordaduras, proporcionando significativa economia de sementes, eliminando a competição entre plantas e aumentando a produtividade nestas áreas.
Os dados utilizados como base para a Calculadora do Desligamento Linha a Linha Stara, foram extraídos de trabalhos realizados pelo Projeto Aquarius.
Em uma soma de 70 trabalhos de plantio, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso, foi constatado um transpasse médio de 5,03%. Portanto o produtor gasta 5,03% a mais em semente para o plantio da sua área se comparado ao que realmente seria necessário. Por exemplo: um produtor que planta 1.000 hectares e tem 5,03% de transpasse, precisa adquirir o equivalente a 50,3 hectares a mais em semente.
Nessa área onde ocorre o transpasse (5,03%) além de gastar mais sementes há uma perda produtiva pela competição entre plantas. Na soja, esta perda produtiva é em média 9,2% e em milho 11,1%.

  • Cliente: STARA
  • Ano: 2017

"Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado."

Roberto Shinyashiki.